domingo, 30 de novembro de 2008

A incredulidade de Tomé


"João 20:19-28.

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cercadas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!


E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.


Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.


E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.


Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos.


Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.


Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele (Tomé) disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.


E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro (reunidos), e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!


Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejais incrédulo, mas crente.


Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!"



Bem, vejamos:

1) Tomé havia perdido a reunião dos discípulos, onde estes tinham visto Jesus;

2) Tomé não acreditou nos discípulos. Para o "evangelicalismo" contemporâneo, Tomé era o incrédulo, era pragmático, empírico, só acreditava tocando na ferida de Jesus;


3) Os discípulos se reuniram denovo, oito dias depois, e Tomé agora estava presente. Jesus chegou e disse-lhes: Paz seja convosco!


Tomé foi abençoado oito dias depois, mesmo dizendo: eu não creio, se eu não tocar na ferida.


P. S: NUNCA É TARDE PARA A BENÇÃO CHEGAR ATÉ VOCÊ.


4) Jesus havia voltado só por causa de Tomé, pois havia algo nele que Jesus amava.


Aos olhos humanos, Tomé era o pior deles, era o incrédulo, era um "crentizinho" porcaria, duvidoso.. Mas Jesus havia voltado só para ele.


5) Tomé estava numa crise. Jesus estava morto, o amado da sua alma havia morrido.. os seus sonhos foram frustrados, acabou.


Tomé estava vivendo em depressão, sentindo-se fraco, queria ficar sozinho, sumir de todos, cansado, desesperado, vivendo momentos de dor, dominado pelo sentimento de inutilidade. Mas ele era corajoso, admitiu que estava em conflito, não quis reunir-se com os discípulos na primeira vez.


Ele não mascarou a realidade perante a coletividade.. querendo sumir por dentro mas estando com um sorriso de "orelha a orelha". Ele admitiu sua crise não importando-se com o que os outros pensariam dele.


P. S: Note-se que em João 11:16. Quando Jesus havia chamado os discípulos para irem com ele orar por Lázaro que estava morto, todos se recusaram dizendo que era perigoso, que poderiam tentar matar Jesus. Porém Tomé disse: Vamos nós também para morrermos com ele. Ou seja, Ele foi corajoso!


Só os homens corajosos dizem o que estão sentindo! Ele estava entre a vontade e o dever fazer. Ele precisava acreditar (dever), mas a vontade dele era não acreditar.


Ele "vomitou" a incredulidade dele entre os discípulos. Você tem coragem de vomitar as circunstâncias que te aflige?


Seu coração têm sido um celeiro de amargura e de angústias. Você precisa "colocar para fora" = desabafar com Cristo, ou seja, o vomito psicológico. Tomé foi transparente, assumiu que estava em crise.


Concluindo:


Viva a verdade dentro de você, não demostre estar forte quando está fraco. Deus entenderá você. Você deve chorar quando quiser chorar.


Senhor, confesso estar em crise esses dias. Reconheço que tenho vivido o "evangelicalismo". Senhor meu Deus, só hoje depois de ouvir essa palavra consegui montar o "quebra-cabeças" que o Senhor colocou em minha frente nesse final de semana. Tenho ouvido o Senhor falar, tens me dado visões, mas não tenho acredito naquilo que tens me mostrado.. pois eu preciso tocar Senhor.


Por isso eis me aqui, pedindo a coragem de Tomé para declarar: estou em crise, sem esperança, com vontade de sumir, porque não tenho tocado naquilo que tens me revelado.


Estou assustada Senhor. Assustada com as pessoas que tem se levantado contra mim e que têm me julgado. Com as pessoas que negam a ajuda aos feridos.


Amado Pai, não tem sido fácil, chego a não acreditar nas tuas promessas para a minha vida, vi pessoas esse final de semana serem tocadas por Ti e eu que tanto necessito de Ti, continuava na mesma depressão espiritual.


Mas Pai, agora posso dizer: O Senhor voltou para me tocar! O Senhor colocou essa palavra hoje para mim e tudo que vi esse final de semana, pude então tocar e ver que, não importa quantos dias se passem o meu Deus voltará para eu tocar.


Agora entendo o porquê, hoje após o almoço, quando estávamos em São Paulo eu, meu pai e minha mãe, no shopping, eu disse o seguinte para meu pai:


__ Olha Pai, quantas pessoas tem neste shopping.. imagina no mundo todo!

Meu pai olhou direto nos meus olhos e disse:

__ Já imaginou o trabalho que todas as pessoas dão para Deus? São muitas!

Imediatamente veio-me a mente a seguinte frase de Ed René Kivitz:

"Todo ser humano tem dentro de si a vocação de cooperar com Deus para colocar ordem no caos".

Senhor Jesus, obrigada por falar comigo, por deixar eu te tocar e ver o quanto é real o que tens preparado.

Reconheço a imensidão do seu amor por mim e prometo: não desistirei dos Teus caminhos, ainda que homens se levantem contra mim.. Eu "vomitarei" toda amargura, e perdoarei para continuar seguindo-Te!

Amém.





OBS: Toda palavra foi cuidadosamente transcrita de uma pregação do Pastor Neil Barreto. Apenas a conclusão final é minha.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Oh God, I would like to know where/who is he..


In the autumn on the ground
Between the traffic and the ordinary sounds
I am thinking signs and seasons
While a north wind blows through
I watch as lovers pass me by
Walking stories, who's and how's and why's
Musing lazily on love, pondering you
Let's give it time, give it space
And be still for a spell
When it's time to walk that way
We wanna walk it well

CHORUS

I'll be waiting for you baby
I'll be holding back the darkest night
Love is waiting `til we're ready
`Til it's right
Love is waiting
It's my caution not the cold
There's no other hand that I would rather hold
The climate changes, I'm singing for strangers about you
Don't keep time, slow the pace
Honey hold on if you can
The bets are getting surer now
That you're my man

CHORUS

Bridge
I could write a million songs about the way you say my name
I could live a lifetime with you and then do it all again
And like I can't force the sun to rise
Or hasten summer's start
Neither should I rush my way into your heart

Unidos para um único objetivo..


Somos todos tripulantes do barco de Deus. Ele nos uniu para nos levar a outra margem.. Mas não estamos aqui, dentro de barco, fazendo um cruzeiro. Estamos num barco de batalha. Não fomos chamados para o lazer, mas sim para servir.
Todos temos uma tarefa, mas cada um tem a sua, com suas peculiaridades.
Uns estão preocupados com o inimigo, outro com aqueles que estão se afogando e outros dedicam-se alimentando e treinando a tripulação. Mesmo sob diferentes tarefas, somos todos iguais. Podemos contar sempre com o Capitão.
Mesmo que a batalha seja dura, o barco está seguro, porque Capitão é DEUS! A única preocupação que deve nos ocupar é com a falta de harmonia entre a tripulação.
Juntos geramos a fé, e separados tornamos nos heréticos. Você embarcaria num barco onde a tripulação briga o tempo todo?
Ainda que pareça difícil essa caminhada, não podemos desistir e jogar tudo para o alto, ou melhor, se jogar no mar..
Quem sabe o segredo para conquistarmos o mundo para Cristo seja a união e a harmonia entre os irmãos?
Tarefa difícil nos dias atuais, mas vamos colocar em prática o que Jesus nos ensinou. Vamos olhar somente para Ele, porque se pararmos para olhar os defeitos de nossos irmãos, ficaremos desiludidos e cansados, e nos decepcionaremos conosco, inclusive.
Que nosso foco seja SEMPRE e SOMENTE Jesus!
[Efésios 4:2-6, 31-32]

Ótimo dia a todos e que Deus os abençoe,

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"Profissão 2: Julgar o próximo."


Julgado? Você alguma vez já foi julgado/rotulado?

Aposto que sim, não só foi, como também já o fez.

Isto resume bem o que fizemos na dinâmica domingo de manhã, quando acabamos excluindo os "personagens" pelos seus defeitos!


Bem vejamos, imagine se Deus fizesse o mesmo conosco? Julgasse-nos apenas pela aparência, pelo lugar onde nascemos, crescemos ou pelos erros que cometemos no passado?

Entendamos que pela graça e o amor Dele por nós, Ele jamais faria isto, não é "vero"??!!!


Como dizem as escrituras sagradas:


"Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."

[Mateus 7:1-2]


Devemos ter cuidado ao ousarmos julgar alguém, pois jamais devemos proferir uma sentença de absolvição ou condenação baseada em supostos princípios cujo o qual nossa mente pecaminosa norteia-se.

Claro que devemos saber discernir de acordo com a vontade de Deus ensinada na bíblia, mas "never judge"!


Já aconteceu com você ter sido tema de conversas alheias? Já foi deixado de lado, fora dos assuntos, como se você não estivesse ali? As pessoas ignoram você por acharem que seus atributos intelectuais, financeiros ou espirituais não chegam aos pés dos deles? Pois é, se isso já aconteceu com você meu caro, sinto informar-lhe mas, já fostes JULGADO! Assim como eu!


Mas, apesar do rótulo que tentam "colar" em nós, não podemos esquecer que Cristo sempre estará de braços abertos para nos abraçar e receber. Quando ninguém mais quiser saber de nós, Ele nos chamará. E quando ninguém mais quiser sentar ao nosso lado, Ele pegará nossa mão e caminhará conosco, dizendo nos palavras doces, rumo a vida eterna com Ele!


Entretanto, se você já julgou alguém e deferiu sentença condenatória sem antes conhecer os fatos, ou mesmo, conhecendo os fatos, saiba que deves fazer a obra daquele que Te enviou enquanto é dia.. [João 9:4] E não julgar!

Assim como já julguei, já errei, confesso-lhes, creio que o mesmo já fizeram, pois em quê somos diferentes não é?


A obra de Deus é aceitar as pessoas. Amar antes de julgar. Cuidar antes de condenar. Devemos entender os outros antes rotular. Para que você e eu possamos evitar julgar, a melhor maneira é silenciar diante de fatos extremos e orar! Orar DEMAIS. Porque quando o primeiro ato de julgamento começar a ser realizado em sua mente como uma audiência onde você é o juiz ore e peça: "Senhor Deus, amado meu, somente a Ti cabe todo o julgamento e não a mim, retira-me esse pensamento agora, pois isto não Te glorifica e perdoa-me por ousar tal ato. Amém."

Não é fácil, mas garanto, acabei de aprender isso agora também!


Que Deus nos dê força e sabedoria!

Ótima semana a todos na presença de Cristo!




Fontes: Bíblia; Experiência de vida.. rs; Dinâmica realizada no domingo de manhã (23/11/2008) e a palavra que Deus me mostrou ao ler um texto de Max Lucado.

sábado, 22 de novembro de 2008

Just one thing in my mind: Am I lost or just found?


"Se eu encontrar em mim, desejos que nada neste mundo pode satisfazer..

Eu só posso concluir.. que eu não fui feita para este lugar.


Se a minha luta contra a carne.. é na melhor das hipóteses apenas leve e momentânea..
Então é claro que eu me sentirei nua.. quando comparada com o lugar para onde estou destinada.



Fale comigo na luz da alvorada.. Misericórdia vem com a manhã..
Eu suspirarei e com toda a criação gemerei..


Enquanto espero a esperança vir para mim.


Eu sou perdido ou apenas encontrado?
No caminho reto ou na rotatória do caminho errado?



Existe uma alma que se move em mim, ela está se libertando, querendo se tornar viva?


Porque o meu conforto me faz preferir ficar dormente..
E evitar o vindouro nascimento de quem eu nasci para me tornar..



Fale comigo na luz da alvorada.. Misericórdia vem com a manhã..

Eu suspirarei e com toda a criação gemerei..
Enquanto espero a esperança vir para mim.




Porque nós, nós NÃO estamos aqui por muito tempo
Nosso tempo é apenas um fôlego, então é melhor respirá-lo..



E eu, eu fui feita para VIVER, fui feita para AMAR, eu fui feita para TE CONHECER
A esperança está vindo pra me buscar..


Esperança, Ele está vindo."

[Brooke Fraser - C.s Lewis Song]

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O poder da oração


"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes".
[Jeremias 33.3]


Pergunto-me: até onde irá o poder da oração?
Tenho receio de falar sobre isso, pois me sinto incapaz de descrever o agir infinito de Deus na vida das pessoas que oram!
Mas você já pensou o porquê oramos? Nosso Deus nos exorta a isso:
"...invoca-me no dia da angústia: Eu te livrarei, e tu me glorificarás."
Temos angústias em nossa vida, e o Senhor ouve o clamor do nosso coração!
Também oramos porque Jesus nos estimulou a orar:
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."
Ele, o Filho de Deus, nos impulsiona a intensificar nossa vida de oração. Pois o "pedir" é uma atitude amena, "buscar" já é um pedido mais sério e insistente, e "bater" significa avançar à presença de Deus, até que Ele abra a porta do santuário para nós.

E quando oramos e Deus não responde? Você pode dizer: é porque Ele está trabalhando! Sim, Deus está sempre trabalhando e nos ensina que:

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
[Filipenses 4:6-7]

"A oração não é uma preparação para a guerra, tampouco uma arma para a guerra. A oração é a própria guerra."
[Kivitz, Ed René. Vivendo com propósitos. São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 2003, p. 127]

Boa noite aos meus queridos amigos, Deus os abençoe hoje e sempre!
bjosss

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Convite ao perdão..



Desde minha nova caminhada com Jesus, tenho apreendido muita coisa. Tenho visto o agir de Deus em minha vida e na vida dos meus irmãos. Tenho ouvido Deus falar, corrigir, acalmar, elogiar e sustentar, tanto a mim, como aos meus irmãos. Tenho visto Deus mostrar que sem o amor ao próximo é impossível agradar a Ele!


Quando recebi um convite para ir visitar a igreja que freqüento atualmente, aproximadamente em Abril deste ano, ao chegar naquele ambiente, fui impactada com a forte presença de Deus.
Ao senti-Lo, me deparei em lágrimas, me senti a pior criatura do mundo.. aquela que já não via mais esperança em nada, me sentia suja, sem saber para onde andar mais.

Quando Deus olhou para mim naquele momento eu só pude ouvir e sentir: "Minha filha, a quanto tempo Eu te esperava.. Eu queria tanto falar com você, mas você não queria me ouvir.. Eu queria tanto te abraçar, mas os abraços de seus "amigos" faziam esquecer-te dos meus.. Mas hoje você veio! E não sabes como estou feliz em tê-la aqui!"

Naquele momento, perdi meu fôlego e me senti respirando novamente mais forte!
Achei que isso já era tudo que Ele tinha para me falar, mas Ele continuou.. "filha, aquela ferida que você ai tem dentro, que você não entende o porquê Eu permiti algumas coisas.. Eu quero lhe dizer que foi para livrar-te do pior.. Mas essa mesma ferida Eu curarei hoje se você deixar.."

Depois de ouvir isso, abri meus olhos assustada e pensei.. "Senhor.. essa dor que tenho é muito grande.. e é impossível eu esquecer e perdoar a pessoa que me fez isso.."
Naquele instante, Deus deve ter fechado os olhos e balançado a cabeça discordando de mim e me abraçado. Senti-me inundada de paz.

Ele me disse então.. "não tem problema, você não precisa fazer isso agora, apenas deixe-me mostrar que você conseguirá, você aceita?"
Eu só pude responder.. "Senhor, essa paz é tão maravilhosa que nunca mais quero deixar de senti-la.. Eu preciso muito de Ti.."

Após essa experiência, não quis ficar mais um só dia sem ir à casa de Deus. Depois de cultos e cultos, participei do Congresso de Jovens, cujo tema era "Transformai-vos". Foi onde ocorreu realmente a transformação da minha vida. Eu consegui fazer o que eu achava mais impossível: perdoar uma certa pessoa. Foi quando Deus falou comigo "Você disse que não abandonaria, eu quero que você continue orando por essa pessoa.."
Então pensei, mas Deus, eu não consigo, eu não quero lembrar, eu só quero esquecer, eu não preciso perdoar, se eu esquecer isso já estará perdoado. E Ele respondeu "de maneira alguma, eu não vou deixar você esquecer, eu quero que você perdoe e ore por essa vida.. Você só será transformada e Eu só poderei agir em você se você fizer isso, porque isso está separando você de mim.. e Eu quero te usar, temos muitos para salvar ainda, começando desta pessoa.."

Eu pensei comigo.. pronto! Era só o que me faltava!
Mas logo abaixei a cabeça e comecei a orar pela aquela pessoa.. e as lágrimas foram rolando em meu rosto.. e todo o aperto que eu sentia no coração foi diminuindo.. diminuindo.. diminuindo.. e cada vez mais eu conseguia orar por aquela pessoa!

Para a honra e glória do Senhor, não foi com a minha força, sozinha eu jamais conseguiria, mas com a ajuda de Jesus eu consegui perdoar!

Não sei o porquê Deus tocou em meu coração hoje para escrever sobre isso.. eu estava planejando escrever algo totalmente diferente.. mas quando comecei a escrever foi saindo isso!

Quero deixar dois versículos para melhor compreensão de como eu entendi o que havia acontecido em minha vida:

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar"
[I Coríntios 10:13] Agora realmente entendo o porquê sobrevivi após ter passado o que passei.. Deus me diz: "Eu te faço forte!"

"Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças... Ame os outros como você ama a si mesmo..."
[Marcos 12:30-31]

Ame o seu próximo como a si mesmo, porque se não amar quem você pode ver, como dirá que ama a Deus, o qual você não vê?

Se não perdoar o seu próximo, Deus não conseguirá se aproximar de você.
Quebre essa barreira, libere o perdão, não deixe que seu propósito nesse mundo se perda! Não é fácil, mas basta você querer e pedir a Deus para que Ele te ajude!
Perdoe!

Deus os abençoe, desejo uma ótima semana a todos que passarem por aqui.. e aos que não passarem também.. rs..
Paz meus queridos!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Primeira vez!

Novata aqui, já tive um blog há algum tempo.. mas já era.. Agora criei este com novo propósito.
Sem muita inspiração hoje, diante da semana complicada.. quero deixar apenas uns versículos que Deus falou em meu coração:
"Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz." [Eclesiastes 3:11]
"Aí cheguei a conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores do que os animais." [Eclesiastes 3:18]
"Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento." [Eclesiastes 4:04]
Conclusão: Não há nada que eu possa fazer por minha vontade sem que antes seja a vontade do Pai.. não há "ser" que seja melhor que o outro.. e não há dinheiro nesse mundo que compre a salvação.. Você pode até comprar um Iate, mas a salvação jamais. Não adianta querer mostrar ser o melhor.. seja o melhor para Deus apenas!