domingo, 30 de novembro de 2008

A incredulidade de Tomé


"João 20:19-28.

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cercadas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!


E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.


Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.


E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.


Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos.


Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.


Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele (Tomé) disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.


E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro (reunidos), e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!


Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejais incrédulo, mas crente.


Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!"



Bem, vejamos:

1) Tomé havia perdido a reunião dos discípulos, onde estes tinham visto Jesus;

2) Tomé não acreditou nos discípulos. Para o "evangelicalismo" contemporâneo, Tomé era o incrédulo, era pragmático, empírico, só acreditava tocando na ferida de Jesus;


3) Os discípulos se reuniram denovo, oito dias depois, e Tomé agora estava presente. Jesus chegou e disse-lhes: Paz seja convosco!


Tomé foi abençoado oito dias depois, mesmo dizendo: eu não creio, se eu não tocar na ferida.


P. S: NUNCA É TARDE PARA A BENÇÃO CHEGAR ATÉ VOCÊ.


4) Jesus havia voltado só por causa de Tomé, pois havia algo nele que Jesus amava.


Aos olhos humanos, Tomé era o pior deles, era o incrédulo, era um "crentizinho" porcaria, duvidoso.. Mas Jesus havia voltado só para ele.


5) Tomé estava numa crise. Jesus estava morto, o amado da sua alma havia morrido.. os seus sonhos foram frustrados, acabou.


Tomé estava vivendo em depressão, sentindo-se fraco, queria ficar sozinho, sumir de todos, cansado, desesperado, vivendo momentos de dor, dominado pelo sentimento de inutilidade. Mas ele era corajoso, admitiu que estava em conflito, não quis reunir-se com os discípulos na primeira vez.


Ele não mascarou a realidade perante a coletividade.. querendo sumir por dentro mas estando com um sorriso de "orelha a orelha". Ele admitiu sua crise não importando-se com o que os outros pensariam dele.


P. S: Note-se que em João 11:16. Quando Jesus havia chamado os discípulos para irem com ele orar por Lázaro que estava morto, todos se recusaram dizendo que era perigoso, que poderiam tentar matar Jesus. Porém Tomé disse: Vamos nós também para morrermos com ele. Ou seja, Ele foi corajoso!


Só os homens corajosos dizem o que estão sentindo! Ele estava entre a vontade e o dever fazer. Ele precisava acreditar (dever), mas a vontade dele era não acreditar.


Ele "vomitou" a incredulidade dele entre os discípulos. Você tem coragem de vomitar as circunstâncias que te aflige?


Seu coração têm sido um celeiro de amargura e de angústias. Você precisa "colocar para fora" = desabafar com Cristo, ou seja, o vomito psicológico. Tomé foi transparente, assumiu que estava em crise.


Concluindo:


Viva a verdade dentro de você, não demostre estar forte quando está fraco. Deus entenderá você. Você deve chorar quando quiser chorar.


Senhor, confesso estar em crise esses dias. Reconheço que tenho vivido o "evangelicalismo". Senhor meu Deus, só hoje depois de ouvir essa palavra consegui montar o "quebra-cabeças" que o Senhor colocou em minha frente nesse final de semana. Tenho ouvido o Senhor falar, tens me dado visões, mas não tenho acredito naquilo que tens me mostrado.. pois eu preciso tocar Senhor.


Por isso eis me aqui, pedindo a coragem de Tomé para declarar: estou em crise, sem esperança, com vontade de sumir, porque não tenho tocado naquilo que tens me revelado.


Estou assustada Senhor. Assustada com as pessoas que tem se levantado contra mim e que têm me julgado. Com as pessoas que negam a ajuda aos feridos.


Amado Pai, não tem sido fácil, chego a não acreditar nas tuas promessas para a minha vida, vi pessoas esse final de semana serem tocadas por Ti e eu que tanto necessito de Ti, continuava na mesma depressão espiritual.


Mas Pai, agora posso dizer: O Senhor voltou para me tocar! O Senhor colocou essa palavra hoje para mim e tudo que vi esse final de semana, pude então tocar e ver que, não importa quantos dias se passem o meu Deus voltará para eu tocar.


Agora entendo o porquê, hoje após o almoço, quando estávamos em São Paulo eu, meu pai e minha mãe, no shopping, eu disse o seguinte para meu pai:


__ Olha Pai, quantas pessoas tem neste shopping.. imagina no mundo todo!

Meu pai olhou direto nos meus olhos e disse:

__ Já imaginou o trabalho que todas as pessoas dão para Deus? São muitas!

Imediatamente veio-me a mente a seguinte frase de Ed René Kivitz:

"Todo ser humano tem dentro de si a vocação de cooperar com Deus para colocar ordem no caos".

Senhor Jesus, obrigada por falar comigo, por deixar eu te tocar e ver o quanto é real o que tens preparado.

Reconheço a imensidão do seu amor por mim e prometo: não desistirei dos Teus caminhos, ainda que homens se levantem contra mim.. Eu "vomitarei" toda amargura, e perdoarei para continuar seguindo-Te!

Amém.





OBS: Toda palavra foi cuidadosamente transcrita de uma pregação do Pastor Neil Barreto. Apenas a conclusão final é minha.

6 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, Irmã.. Saiba que Deus tem um propósito lindo para sua vida e pode ter certeza.. que por mais que o inimigo tentar se levantar, mais ele vai cair, pois Maior é Aquele que está em vc...

Eu te amo, e não importa se as pessoas nos julguem ou nos evitem, pois como disse.. Foi Deus que nos apresentou, foi Ele que desejou essa amizade...
Eu te amo

Anônimo disse...

que benção essa pregação hein Fer? *-*

Você é muito importante pra mim, obrigado por tudo, te amo ;@

Cinthia Paiva disse...

Nossa ...
muitoo lindo essas palavras!
:D
Bençaoo Bençaoo

Deus te abençoe sempre!
Bjo Bjo

Juliane Oki Carraro disse...

A coisa mais fácil para nós é criticar Tomé por sua incredulidade. Mas nos esquecemos de analisar e tentar compreender a situação que ele estava vivendo. Seu grande Mestre, aquele a quem ele depositou toda a sua fé, a sua esperança. Aquele que ele acreditava ser o Filho de Deus, o Messias tão esperado, fora crucificado como um malfeitor. A falta de fé de Tomé, na verdade era uma autoproteção de seu coração ferido. Ele não acreditava porque lhe faltava fé, mas não queria acreditar para não ter esperanças novamente e perdê-las como antes.

Linda a mensagem Fê!
Que Deus te abençoe sempre mais e mais. Que Ele revele ao seu coração os planos e propósitos dEle para sua vida!
Que você nunca perca a esperança, ou nunca exite em tê-la pela dor que outrara já possa ter tido ao perdê-la.

Amo você!
Bjss

Jubyss

Suh disse...

Olá, desculpa a demora em passar aqui...

Saiba que é muito bom passar aqui e ler o que vc escreve, o Senhor tem te usado bastante, para falar ao meu coração. Que a cada dia voce possa crescer mais em sabedoria, dicernimento e todos os frutos do Espírito!

Bejokas da suh

Anônimo disse...

Oi primuxa, que lindo me sinto muito orgulhoso em fazer parte de sua família, é sempre muito bom ouvir a palavra de Deus aonde quer que seja ou da maneira que seja e acredite se quiser, suas palavras me fizeram muito bem, espero querida que suas aflições ou angústias caia por terra em nome de Jesus e nunca em sua vida se esqueça que Deus nos criou do pó da terra e que em nossas narinas soprou para que tenhamos vida, quando um inimigo se levantar ou uma tribulação se impor em sua vida, estufe o peito, respire fundo e mostre para ele quem é seu melhor amigo, somente com um olhar se diveres fé cairam todos pois ninguem tem força suficiente pra aguentar tal poder. Deus te ama querida e nada e ninguém poderá tirar sua vitória, pois suas promessas são reais e verdadeiras e sempre se realizaram, um grande bjO de seu primuxo que gosta muito de você e sua família, que Deus continue abençoando a vida de todos vocês e quando precisar pode sempre contar comigo viu!!! :)