segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"Profissão 2: Julgar o próximo."


Julgado? Você alguma vez já foi julgado/rotulado?

Aposto que sim, não só foi, como também já o fez.

Isto resume bem o que fizemos na dinâmica domingo de manhã, quando acabamos excluindo os "personagens" pelos seus defeitos!


Bem vejamos, imagine se Deus fizesse o mesmo conosco? Julgasse-nos apenas pela aparência, pelo lugar onde nascemos, crescemos ou pelos erros que cometemos no passado?

Entendamos que pela graça e o amor Dele por nós, Ele jamais faria isto, não é "vero"??!!!


Como dizem as escrituras sagradas:


"Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."

[Mateus 7:1-2]


Devemos ter cuidado ao ousarmos julgar alguém, pois jamais devemos proferir uma sentença de absolvição ou condenação baseada em supostos princípios cujo o qual nossa mente pecaminosa norteia-se.

Claro que devemos saber discernir de acordo com a vontade de Deus ensinada na bíblia, mas "never judge"!


Já aconteceu com você ter sido tema de conversas alheias? Já foi deixado de lado, fora dos assuntos, como se você não estivesse ali? As pessoas ignoram você por acharem que seus atributos intelectuais, financeiros ou espirituais não chegam aos pés dos deles? Pois é, se isso já aconteceu com você meu caro, sinto informar-lhe mas, já fostes JULGADO! Assim como eu!


Mas, apesar do rótulo que tentam "colar" em nós, não podemos esquecer que Cristo sempre estará de braços abertos para nos abraçar e receber. Quando ninguém mais quiser saber de nós, Ele nos chamará. E quando ninguém mais quiser sentar ao nosso lado, Ele pegará nossa mão e caminhará conosco, dizendo nos palavras doces, rumo a vida eterna com Ele!


Entretanto, se você já julgou alguém e deferiu sentença condenatória sem antes conhecer os fatos, ou mesmo, conhecendo os fatos, saiba que deves fazer a obra daquele que Te enviou enquanto é dia.. [João 9:4] E não julgar!

Assim como já julguei, já errei, confesso-lhes, creio que o mesmo já fizeram, pois em quê somos diferentes não é?


A obra de Deus é aceitar as pessoas. Amar antes de julgar. Cuidar antes de condenar. Devemos entender os outros antes rotular. Para que você e eu possamos evitar julgar, a melhor maneira é silenciar diante de fatos extremos e orar! Orar DEMAIS. Porque quando o primeiro ato de julgamento começar a ser realizado em sua mente como uma audiência onde você é o juiz ore e peça: "Senhor Deus, amado meu, somente a Ti cabe todo o julgamento e não a mim, retira-me esse pensamento agora, pois isto não Te glorifica e perdoa-me por ousar tal ato. Amém."

Não é fácil, mas garanto, acabei de aprender isso agora também!


Que Deus nos dê força e sabedoria!

Ótima semana a todos na presença de Cristo!




Fontes: Bíblia; Experiência de vida.. rs; Dinâmica realizada no domingo de manhã (23/11/2008) e a palavra que Deus me mostrou ao ler um texto de Max Lucado.

2 comentários:

Juliane Oki Carraro disse...

Que Jesus nos ensine a AMAR ao invés de julgar.

Ótima semana, Deus te abençoe!
Bjs

Anônimo disse...

Concordo com tudo que você disse, devemos amar ao invés de julgar.

te amo Fer :D