domingo, 15 de novembro de 2009

As tempestades na vida do Cristão


Refletindo sobre um texto bíblico, o qual ouvi certo pastor ensinar, o Espírito Santo de Deus tem me revelado algumas situações que geralmente acontecem em nossas vidas e na maioria das vezes não entendemos. Vejamos então o texto bíblico a seguir:

Lucas 8 : 22 - 33

[22¶ E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.

23 E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.

24 E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.

25 E disse-lhes Jesus: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

26 E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.

27 E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.

28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.

29 Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

30 E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

31 E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.

32 E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho.

33 E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.]

Jesus e seus discípulos encontravam-se dentro de um barco a caminho da terra dos gadarenos.
Durante a viagem, uma forte tempestade levantou-se, colocando o barco em perigo, mas Jesus encontrava-se dormindo, não percebendo os fortes ventos e a tempestade.
Seus discípulos, muito amendrontados, logo o acordaram desesperados dizendo: "Mestre, Mestre, perecemos".
Jesus então levantou-se e reprendeu os ventos e a tempestade. E disse aos discípulos: "Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?
Após o ocorrido, chegaram então a terra dos gadarenos, onde veio ao encontro de Jesus um homem possuído por espíritos imundos.
E chegando este aos pés de Jesus, adorou-o. Jesus então repreendeu tais espíritos e os expulsou, voltando o homem em sua plena e total consciência, pois foi liberto.
Esse fato ocorrido na vida de Jesus, leva nos a reflexão de que quando Deus está perto de cumprir seus propósitos em nossas vidas, grandes tempestades se levantam para perdermos o foco, o alvo, e assim perder nossa benção.
É certo que, sempre vamos fazer boas obras para o Pai, nos deparamos com espíritos malignos que nos tentam impedir de chegar até a nossa vitória.
No caso em tela, Satanás ao ver que Jesus iria para aquela terra a fim de libertar um sujeito dominado por seus espíritos imundos, fez com que forte tempestade se levantasse, mas Jesus com toda sabedoria, poder e fé no Deus todo Poderoso, manteve a calma e apenas com poucas palavras ordenou: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4:39.
É interessante notar que Jesus após isso repreendeu os discípulos dizendo: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? Marcos 4:40.
Serve-nos de grande lição tal texto, pois não devemos ser tímidos na fé, devemos exercer com confiança e segurança a autoridade que nos foi dada pelo nome de Jesus e confiar nas promessas de nosso Pai. O que muito nos falta hoje é o relacionamento constante com Deus, ou seja, a intimidade com o Pai. É conversar com Ele a todo o instante, adorá-Lo, exaltá-Lo e saber que tudo nos é possível, pelo Deus que nos fortalece.
Que possamos não ser mais tímidos na fé, mas sim embaixadores de Cristo aqui nessa Terra para exercer toda autoridade e poder através do Espírito Santo, a fim de proclamar o evangelho bíblico a todas as nações e povos, pelo nome Santo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Que a paz do nosso Senhor e Salvador esteja com todos e as consolações do Espírito Santo, Amém.

Fernanda Caetano

Nenhum comentário: